RINOSSINUSITE

 
 

A Rinossinusite

 
A Rinossinusite é a inflamação da cavidade nasal e dos seios perinasais. Doentes que apresentem obstrução nasal, corrimento nasal e alterações do olfato são suscetíveis de apresentar rinossinusite como causa da dor orofacial. A Sociedade Europeia de Cefaleias validou a rinossinusite aguda como causa de Dor Orofacial.

Sabe-se que a rinossinusite afeta cerca de 5-15% da população europeia. De acordo com o European Position Paper on Rhinosinusitis and Nasal Polyps (EPOS) a rinossinusite é definida pela presença de 2 ou mais sintomas, um dos quais deverá incluir a congestão/obstrução nasal ou o corrimento nasal anterior/posterior (Tabela). Para confirmação do diagnóstico é necessária a endoscopia nasal (realizada na consulta) ou a tomografia computadorizada (TC) dos seios perinasais.

Assim, é pouco provável que a rinossinusite seja a causa da dor orofacial num doente que não apresente sintomas nasais.
 
 
 

Dor na Rinossinusite

 
A rinossinusite pode ser aguda ou crónica, se a duração dos sintomas é inferior ou superior a 12 semanas, respetivamente. Se crónica, classifica-se em rinossinusite crónica com pólipos nasais e rinossinusite crónica sem pólipos nasais.
 
Dor Crónica
 
A dor na rinossinusite crónica sem pólipos é muito incomum exceto em casos de agudização. Na rinossinusite crónica com pólipos a dor é ainda mais rara, sendo que os sintomas predominantes neste caso são a obstrução nasal e a ausência de olfato.
 
Dor Aguda
 
Pelo contrário, a dor na rinossinusite aguda é habitualmente severa e unilateral, e no caso de afetar o seio maxilar pode incluir também a dor de dentes.

A presença de dor na rinossinusite é motivo de preocupação na medida em que a infecção bacteriana activa pode levar, se não tratada, a complicações (abcesso da órbita, meningite, abcesso cerebral).
 
Diagnóstico de Rinossinusite
 
2 ou mais sintomas:
  • Congestão/obstrução nasal
  • Corrimento nasal anterior/ posterior
  • Dor/pressão facial
  • Alterações do olfato

e a presença de:
  • Alterações da endoscopia nasal
  • Alterações na TC dos seios perinasais
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação