As perguntas inconvenientes da Cirurgia Ortognática

 
 

Saiba mais sobre a Cirurgia Ortognática

 

por Dr. David Sanz

 
Share on Facebook
Tweet
 
Em qualquer processo cirúrgico, a relação médico-paciente é fundamental, sendo que neste aspeto a cirurgia ortognática não foge à regra. Este artigo surge da perceção de que, durante as consultas, muitos pacientes colocam perguntas recorrente como por exemplo: “Que tipo de alimentação fazer após cirurgia ortognática?”. No entanto, nota-se que uma boa parte dos pacientes têm algum receio de fazer algumas perguntas, de foro mais íntimo. É neste sentido que este artigo foi construído, tendo como objetivo de ver respondidas perguntas que sempre quis fazer ao seu médico e não fez por ter vergonha.
 
 
1. Vou conseguir beijar depois da cirurgia?
Cerca 15 dias após a cirurgia pode dar os primeiros beijos de forma suave. Beijar de forma mais apaixonada só é recomendado 1 mês após a cirurgia ortognática.

2. Quanto tempo após cirurgia ortognática devo esperar para voltar a fazer sexo oral?

É necessário aguardar pela conclusão do processo de cicatrização primária e ter realizado a terapia pós-operatória para ter uma abertura normal da boca. É recomendável aguardar pelo final do primeiro mês pós cirurgia ortognática, podendo variar de acordo com a recuperação muscular, especificações da cirurgia e acompanhamento pós cirurgia ortognática.

3. Qual a diferença entre compensar e descompensar os dentes para a cirurgia ortognática?

Os dentes, pelas forças dos lábios e da língua, de uma forma natural vão se ajustando uns aos outros para adoptar a melhor posição no osso. Para a cirurgia ortognática nunca compensamos os dentes, é necessário descompensar ou acentuar o defeito, colocando os dentes como deveriam estar se não houvesse alteração nos ossos.

4. Vou conseguir falar normalmente depois da cirurgia?

Numa primeira fase há algum inchaço da face e os músculos estão mais alongados dificultando um pouco o discurso normal. O uso de elásticos pode acentuar essa dificuldade. Após um período de adaptação e acompanhamento pós cirurgia ortognática terá uma recuperação normal da fala.

5. Vou sentir os parafusos na face?

Por norma não sente, no entanto se sentir os parafusos após cirurgia ortognática e houver algum desconforto podemos remover os parafusos através de um procedimento rápido e simples com anestesia local.

6. Quanto tempo depois da cirugia ortognática poderei usar o capacete da mota ?

No final do primeiro mês pós cirurgia. Que será quando o inchaço da face e os músculos vão diminuir, podendo variar de acordo com a recuperação muscular.

Se quer saber a resposta para alguma pergunta que não foi abordada neste artigo sobre cirurgia ortognática, envie-nos suas dúvidas.
 
 
 
 

Outros artigos relacionados

 
 
 
A Mentoplastia
 
Saiba mais sobre a Cirurgia Ortognática.
 
 
 
A Cirurgia Ortognática
 
O planeamento facial 3D na Cirurgia Ortognática.
 
 
 
A Simetria da Face e do Sorriso
 
Torne a sua face e sorriso mais simétricos.
 
 
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação