NEUROLOGIA

DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA E CEFALEIAS

O departamento de Neurologia e Cefaleias do Instituto Português da Face dedica-se ao diagnóstico e tratamento de cefaleias e outras dores faciais.


O termo ‘cefaleia’ significa dor ou desconforto em qualquer parte da cabeça. Pode apresentar-se isoladamente mas, habitualmente, associa-se a outros sintomas. Existem variadíssimos tipos de cefaleia, num total de 14 grandes grupos, segundo a Classificação Internacional de Cefaleias.

FALE CONNOSCO

TIPOS DE CEFALEIAS

CEFALEIAS PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS

Um cefaleia primária é uma doença por si só e, portanto, não corresponde a um sintoma de outra patologia. É causada pela desregulação de determinadas estruturas sensíveis à dor e a sua modulação cerebral. Incluem a enxaqueca (com ou sem aura), a cefaleia de tensão ou a cefaleia trigémino-autonómica (cefaleia em salvas).


O seu diagnóstico assenta na correcta realização da história clínica e do exame neurológico, não carecendo habitualmente de exames complementares.


Por outro lado, quando a cefaleia é o sintoma resultante de uma doença subjacente é considerada cefaleia secundária. Pode ser resultante de doenças cerebrais, por vezes graves (como tumores, AVCs, meningites), pela afecção de outras estruturas cranianas e da face (por exemplo), associadas a infecções dentárias, sinusite, otites ou por disfunção da articulação temporo-mandibular) ou por patologias orgânicas que afectam o cérebro (como a hipertensão arterial, por exemplo)

MARCAR CONSULTA

QUANDO PROCURAR AJUDA DE UM MÉDICO

Deverá marcar uma consulta com o seu Médico de Família ou Neurologista, nas seguintes situações:

  • Se houver uma alteração das características da dor, por exemplo, se se tornar mais frequente ou mais intensa do que o habitual;
  • Se as crises de dor não aliviarem com os medicamentos analgésicos em SOS;


Quando as cefaleias se tornam tão incomodativas com significativo impacto no sono, no trabalho ou nas normais actividades de vida diária.


Será extremamente útil na consulta, se fizer um registo das crises de dor, comumente designado de “calendário ou diário de cefaleias", para melhor perceber o impacto deste sintoma no seu dia-a-dia.


Uma cefaleia pode ser a manifestação de uma doença grave, como um acidente vascular cerebral (AVC) ou uma infecção (meningite ou encefalite) do Sistema Nervoso Central. Deve de imediato dirigir-se a um Serviço de Urgência ou ligar o 112, nas seguintes situações:

  • Se a cefaleia aparece de forma súbita, explosiva e muito intensa (descrita como a “pior dor da minha vida”);
  • Cefaleia associada a febre, rigidez cervical ou rash cutâneo;
  • Cefaleia associada a outros sintomas como alterações da visão, da fala, fraqueza muscular ou dormências numa parte do corpo;
  • Cefaleia associada a prostração ou confusão mental;
  • Cefaleia associada a traumatismo craniano grave (quedas ou acidentes viação por exemplo).

CEFALEIAS E OUTRAS DORES FACIAIS

EQUIPA IPFACE DESTACADA PARA O DEPARTAMENTO

COORDENADOR DE DEPARTAMENTO

E Q U I P A

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA

AGENDE A SUA CONSULTA
Share by: