Cirurgia Ortognática

 
 

Departamento de Cirurgia Ortognática

 
O departamento de cirurgia ortognática, está dedicado ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das alterações no desenvolvimento ósseo facial do adulto.

Designa-se por cirurgia ortognática a intervenção que corrige as assimetrias dentofaciais com o objetivo de alcançar um equilíbrio perfeito da face e dos dentes. As dismorfias dentofaciais são bastante frequentes na população em geral.
 
 
 

A CIRURGIA ORTOGNÁTICA

 
 
 
 
 
 
 
 
A cirurgia ortognática é a intervenção que corrige as assimetrias dentofaciais com o objetivo de alcançar um equilíbrio perfeito da face e dos dentes.

Após um período variável de tratamento ortodôntico, a intervenção é realizada nos maxilares para alcançar um equilíbrio perfeito entre todas as características faciais do paciente, uma oclusão correta e melhoria da respiração (conseguindo uma maior passagem de ar através da via aérea superior).

À medida que alteramos a posição dos maxilares para a frente, para atrás, acima ou abaixo, os tecidos faciais macios também se movem com elas, ou seja, o queixo, os lábios, as bochechas e a extremidade do nariz, a altura do rosto até muda. Assim, uma vez que o maxilar é colocado numa posição correta, o perfil facial torna-se correto e produz-se uma harmonia das novas características faciais.

A cirurgia ortognática está intimamente relacionada à Ortodontia e, normalmente, o tratamento começa com a extração dos dentes do siso, seguida de um tratamento ortodôntico prévio à cirurgia que dura entre 1 e 2 anos, em cooperação com o ortodontista. Este tempo pode ser menor, dependendo do caso. Portanto, a correção das deformidades dento- maxilo-faciais envolve sempre um trabalho de equipe entre o ortodontista e o cirurgião.
 
 
 
 
 

DEFORMIDADE DENTO-FACIAL

 
As dismorfias dentofaciais são bastante frequentes na população em geral. Normalmente as pessoas identificam que têm dificuldade em mastigar porque os dentes não encaixam bem ou por notarem uma alteração no tamanho do queixo com influência negativa na sua auto estima. Os problemas onde está indicado este procedimento são:

  • Prognatismo mandibular ou "queixo grande"
  • Retrognatismo ou "queixo pequeno"
  • Sorriso gengival ou "gengiva a mostra"
  • Mordida aberta ou " os dentes não batem afrente ou atras"
  • Mordidas cruzadas e assimetria facial ou "face torta ou desviada"
 
 
 
 
Prognatismo Mandibular
 
 
 
Retrognatismo Mandibular
 
 
 
Sorriso Gengival
 
 
 
Mordida Aberta
 
 
 
Mordida Cruzada
 
 
 
 
Estas alterações osseas, resultam em uma posição incorreta dos dentes, com impacto negativo na harmonia/estética facial. Se podem dar de uma forma issolada ou associados entre eles devendo criar um plano de tratamento individualizado para obter o melhor resultado funcional e estético em cada caso de cirurgia ortognática.

O tratamento com a cirurgia ortognática é um procedimento que engloba, sempre, a associação de um tratamento ortodôntico antes e depois da cirurgia. Após realização da cirurgia ortognática deve estar sempre associado tratamento de reabilitação intensivo.

As alterações no comprimento, largura ou altura do maxilar traduzem-se em dificuldade no alojamento dos dentes e também na alteração da relação entre os dentes superiores e inferiores. Os dentes tentam adaptar-se a essa falta ou excesso de osso, adotando posições diferentes daquelas que teriam se a estrutura estivesse correta. Mostrar excessivamente a gengiva ao sorrir, não conseguir juntar completamente os lábios sem esforço, não mostrar os dentes superiores ao sorrir, maxilar para trás, maxilar para a frente, dentes tortos na maxila, assimetrias faciais, queixo para atras, queixo para a frente, são algumas das principais queixas dos pacientes. Esses problemas, sendo dos maxilares e dentes, devem ser tratados em conjunto com a Ortodontia (para descompensar a posição adotada) e a cirurgia (para colocar os maxilares na posição correta), caso contrário, podemos alcançar resultados insatisfatórias, tratamentos ortodônticos indefinidos e recorrentes, uma vez que o mesmo é extraído. Muitas vezes apercebem-se que têm assimetrias na face, por exemplo o queixo desviado com um compromisso estético importante.
 
 
 
Quais são as alterações faciais e as más oclusões mais comuns?
 
> Resposta
 
Onde um paciente deve ir para resolver os problemas acima?
 
> Resposta
 
Por que é necessário tratar a maloclusão?
 
> Resposta
 
Quando pode começar o tratamento ortodôntico?
 
> Resposta
 
Quando é realizado o tratamento cirúrgico?
 
> Resposta
 
Como vai ser a minha primeira consulta de cirurgia ortognática?
 
> Resposta
 
O que acontece durante o tratamento ortodôntico pré-cirúrgico?
 
> Resposta
 
Quais são os novos avanços na cirurgia ortognática?
 
> Resposta
 
O que devo saber antes da cirurgia?
 
> Resposta
 
QUAIS SÃO AS NORMAS DE ALIMENTAÇÃO E HIGIENE APÓS A CIRURGIA?
 
> Resposta
 
TENHO DE USAR ELÁSTICOS NOS MEUS DENTES DEPOIS DA CIRURGIA?
 
> Resposta
 
 
 

Tipos de Cirurgia Ortognática

 
 

Cirurgia na Maxila

 

Cirurgia na Mandíbula

 

Cirurgia Maxilomandibular ou Bimaxilar

 

Mentoplastia

 
 

PATOLOGIAS DA DEFORMIDADE DENTO-FACIAL

 
 
Equipa IPFace Destacada para o Departamento
 
 
COORDENADOR DE DEPARTAMENTO
 
 
 
Equipa
 
 
 
 
 
DR. DAVID SANZ
 
 
 
PROF. DR. DAVID ÂNGELO
 
 
 
DR. JOÃO PIMENTEL
 
 
 
MARIA DO CARMO
 
 
 
SHANNA SOARES
 
 
 
NELSON VILAÇA
 
 
 
ADRIANO ROCKLAND
 
 
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação