O pós-operatório na cirurgia maxilofacial

Saiba as técnicas para melhorar o pós-operatório na cirurgia oral e facial

por Instituto Português da Face

A palavra cirurgia deriva do latim chirurgiae e refere-se a uma intervenção no corpo de um doente para realizar um diagnóstico ou um tratamento com o objetivo de eliminar a doença, melhorar a função ou aparência de parte do corpo.

Nos primórdios da cirurgia o sucesso das intervenções eram definidas sobretudo pela habilidade do cirurgião. A verdade é que hoje a habilidade e o conhecimento do cirurgião continuam a ser decisivos mas há outros factores a ter em consideração como por exemplo o planeamento pré operatório, os equipamentos cirúrgicos utilizados e os cuidados pós operatórios. No IPF cuidamos de cada uma destas áreas com especial atenção.

1. Planeamento pré-operatório

Após a primeira consulta com o seu médico no Instituto Português da Face, segue-se a fase de planeamento do tratamento. Nos casos com indicação cirúrgica acreditamos que um bom planeamento é fundamental para o sucesso do tratamento. Por isso, todos os casos do IPF são discutidos numa reunião multidisciplinar para:

• Reavaliar o diagnóstico do doente;
  • Discutir o melhor tratamento para o caso cirúrgico;
  • Planear a intervenção cirúrgica com recurso a tecnologia 3D (nos casos necessários);

2. Equipamentos cirúrgicos

Hoje existem vários estudos que mostram que o uso de equipamentos apropriados podem:

• Diminuir complicações cirúrgicas;
  • Diminuir hemorragia intra-operatória;
  • Melhorar a cicatrização dos tecidos;
  • Melhorar o controlo cirúrgico;
  • Diminuir o tempo de cirurgia;

No IPF temos especial cuidado com o tipo de equipamento que usamos nas cirurgias com destaque para dois equipamentos que usamos no nosso dia e que contribuem para melhorar todos estes aspectos: o Piezoeléctrico e o Artroscópio.

O Piezoeléctrico é uma nova tecnologia de corte que utiliza a capacidade de piezoeletricidade óssea para desagregar os cristais de hidroxiapatite, “cortando” o osso por meio de vibrações de ultra-som, preservando totalmente a integridade de vasos e nervos. Saiba mais sobre esta tecnologia aqui.

O Artroscópio é um instrumento cirúrgico endoscópico usado para cirurgias minimamente invasivas através do qual se examina e, por vezes, se realiza o tratamento no interior de uma articulação através de uma pequena incisão. Pode saber mais sobre a aplicação técnica no tratamento da Disfunção da ATM aqui.

3. Cuidados pós operatórios

Vários estudos mostram que os cuidados pós operatórios nas primeiras 6 horas são essenciais para uma boa recuperação. No IPF houve um grande investimento nos cuidados pós operatórios o que permitiu reduzir o tempo de internamento e melhorar a dor, edema e conforto pós cirurgia. Sendo o gelo essencial nesta fase, temos ao nosso dispor um equipamento de distribuição controlada de frio na face que usado nas primeiras 6 horas tem resultados muito significativos a reduzir o inchaço (edema) da face. Juntamente com outros cuidados queremos ser líderes na área do acompanhamento pós operatório.

O que é um Quisto Dentário ou Maxilar

Foi detectado um Quisto Dentário ou Maxilar? Saiba o que fazer.

Terceiros Molares/Sisos Inclusos

Tirar os sisos inclusos/terceiros molares num só dia? Sim é possível!

Comidas a evitar após Cirurgia Oral e Maxilofacial

Após uma cirurgia oral surge a dúvida acerca do que podemos comer.