O que é afinal a Articulação Temporomandibular ?

 
 

A articulação temporomandibular (ATM) é a mais usada no corpo humano

 

por Instituto Português da Face

 
Share on Facebook
Tweet
 
É verdade a ATM realiza cerca de 2000 movimentos por dia. Mas o que é afinal a ATM? A ATM é a articulação que situa em frente ao seu ouvido, esta articulação é essencial para as suas funções básicas do dia a dia como: mastigar, falar, sorrir ou bocejar.

Analizando a ATM em detalhe, esta relaciona o côndilo mandibular (osso da mandíbula) com a cavidade glenóide do osso temporal (osso do crânio). Na interposição destas superfícies ósseas encontra-se o disco articular. Mas afinal o que é o disco articular? O disco é uma estrutura de geometria elíptica que permite absorver e distribuir as forças mastigatórias, diminuir as incongruências ósseas, contribuindo assim para o movimento normal desta articulação. O disco está conectado e interligado a várias estruturas articulares tornando esta articulação complexa. Uma outra característica única desta articulação é que o movimento de um lado está dependente do movimento contralateral tornando o lado esquerdo indissociável do direito e vice-versa.

Resumindo, a articulação temporomandibular é a articulação que lhe permite falar, mastigar e bocejar naturalmente. Para a sentir coloque os seus dedos em frente aos ouvidos e abra e feche a boca várias vezes. Deslize os dentes para um lado e para o outro para sentir ainda melhor as estruturas da articulação.

Veja os nossos vídeos:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Outros artigos relacionados

 
 
 
10 Realidades sobre Disfunção Temporomandibular
 
Baseado na investigação Italiana de Estudos das Disfunções Craniomandibulares.
 
 
 
A Disfunção Temporomandibular
 
A doença desconhecida que cada vez tem mais impacto na nossa sociedade.
 
 
 
Disfunção da Articulação Temporomandibular
 
Fui diagnosticado com Disfunção da articulação Temporomandibular e agora?
 
 
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação