Leucoplasia

 
 

Leucoplasia

O que é?
A Leucoplasia é uma lesão branca da mucosa da boca, não associada a trauma ou infecções, que é potencialmente maligna, e que afecta 3% da população global.

Como se manifesta?
Existem duas formas de Leucoplasia:
  • Leucoplasia homogénea: lesões brancas consistentes em cor, textura, consistência em toda a lesão; podem ser finas, macias, translúcidas ou brilhantes; em qualquer região da boca.
  • Leucoplasia não-homogénea: lesões brancas ou brancas e vermelhas, com consistência e textura diferente ao longo da lesão; podem ser verrugosas, mosqueadas, nodulares ou granulares; em qualquer região da boca.

Qual o tratamento da Leucoplasia?
Segundo as novas guidelines de 2019, o tratamento engloba:
  • Eliminação dos factores de risco individuais: por exemplo parar de fumar.
  • Excisão da lesão, guiado por técnicas auxiliares inovadoras, para avaliar a verdadeira extensão da lesão e eliminar todas as células afectadas.
  • Seguimento regular e “para sempre” em consulta de Medicina Oral.

Qual o potencial de se transformar em cancro?
O risco global de uma Leucoplasia se transformar em cancro é de 1-2%.
Em determinada situações esta taxa pode atingir níveis de 60 a 80%.

O risco vai depender de vários factores: o tipo de Leucoplasia, se apresenta ou não displasia, o tamanho da Leucoplasia, se são múltiplas Leucoplasias espalhadas pela boca, se o indivíduo interrompeu os hábitos de risco (como por exemplo fumar), entre outros.

O que temos de inovador?
No Instituto Português da Face, um dos nossos grandes pilares é a Excelência em Medicina, e é por isso, com enorme satisfação, que dispomos de umas das técnicas para o diagnóstico, tratamento e seguimento das Leucoplasias mais inovadoras em Medicina Oral: a Endoscopia de Contacto.

A Medicina evolui, e o Médico deverá actualizar-se e evoluir com a Medicina. Actualmente e segundo as novas guidelines de Leucoplasia, esta deverá ser avaliada, além do exame clínico e histopatológico, através de meios auxiliares de diagnóstico ópticos inovadores, que deverão ser adjuvantes!

Se reparar numa lesão branca na sua boca da qual não saiba o significado, ou se já lhe disseram “que não era nada” mas continua incomodado e com dúvidas, não hesite em contactar-nos para uma avaliação de Medicina Oral.
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação