IMPLANTES ZIGOMÁTICOS: UMA OPÇÃO EFICAZ PARA RECUPERAR O SEU SORRISO
POR PROF. DOUTOR DAVID ÂNGELO
Os implantes dentários são um dos procedimentos mais populares, que permitiram ajudar milhares de pessoas a recuperar o sorriso, melhorar a autoconfiança e mudar o estilo de vida.
Um candidato para implantes dentários necessita de alguns pré requisitos, e o mais importante desses pré requisitos é ter uma boa estrutura óssea. Alguns doentes precisam de passar por uma cirurgia de enxerto ósseo para se tornarem candidatos a implantes dentários e, infelizmente, para outros, um enxerto de osso não é suficiente.
Mas agora, graças aos avanços da tecnologia, os implantes zigomáticos permitem ultrapassar essa questão. Conhece os implantes ziogmáticos? Neste post vamos conversar um pouco sobre os implantes dentários zigomáticos!
O que são implantes zigomáticos?
Os implantes zigomáticos são uma nova alternativa que evita os procedimentos de enxerto de osso e elevação do seio maxilar, e portanto, contribuem para um tratamento mais curto e confortável com dentes em 1 dia. Os implantes zigomáticos são muito mais longos que os implantes tradicionais, permitindo uma ancoragem no osso maxilar superior (zigomático). Este osso é mais denso e permite uma ancoragem sólida dos implantes, mesmo em doentes com pouco osso.
Um dos principais objetivos desse tipo de implante é fornecer uma base segura para pessoas com maxilas atróficas que não podem usar os implantes tradicionais.
Como funcionam os implantes zigomáticos ?
Como dissemos anteriormente, os implantes zigomáticos estão fixos no osso zigomático. Este implante extralongo é colocado pela via dos implantes tradicionais (por dentro da boca) próximo à localização dos dentes pré-molares, passa próximo ao seio maxilar e é ancorado no osso zigomático, um osso denso e sólido.
Como vai ser a recuperação após a intervenção?
O tempo de recuperação normal após este procedimento é de 5-7 dias. Após este período poderá voltar à sua actividade normal. No final do dia da cirurgia, os doentes podem desfrutar do novo conjunto de dentes que vão contribuir para um conforto na mastigação e na estética facial.
Vantagens dos implantes zigomáticos?
Os implantes regulares permitem que o doente se sinta melhor após o procedimento ser realizado e, embora tenham muitas vantagens, os implantes zigomáticos cobrem todas essas vantagens, e ainda acrescentam:
1. Os implantes zigomáticos não necessitam de enxertos ósseos, que geralmente levam cerca de seis meses para cicatrizar, atrasando a colocação dos eventuais implantes dentários que pode precisar;
2. Eles permitem que as pessoas que normalmente precisam de passar por uma grande cirurgia obtenham os seus implantes mais cedo;
3. Eles permitem carga imediata, e portanto, uma estética imediata;
4. Sorrisos recuperados, melhoria na mastigação e na fala;
Existem complicações?
Um diagnóstico e uma avaliação adequada a cada caso, reduzem a possibilidade de eventuais complicações.
O facto de no Instituto Português da Face usarmos uma técnica extra-sinusal e carga imediata nos implantes, permite reduzir ou mesmo eliminar qualquer tipo de complicação relacionada com os implantes zigomáticos.


