MEDICINA ORAL
DEPARTAMENTO DE MEDICINA ORAL
O Departamento de Medicina Oral do Instituto Português da Face tem como missão observar, diagnosticar, tratar e reabilitar todas as pessoas que tenham lesões da cavidade oral. Esta valência inclui também os efeitos adversos dos medicamentos na boca, assim como as manifestações orais de doenças sistémicas.
A Medicina Oral actua como uma ponte entre as várias especialidades da Medicina e com ligação também à Medicina Dentária. Em Medicina Oral o trabalho de equipa e multidisciplinar é fundamental.
No Instituto Português da Face garantimos uma rede multidisciplinar na qual vários especialistas trabalham juntos para garantir que o doente é adequadamente assistido, com confiança e excelência. Pretendemos alertar para as lesões da língua, boca e lábios. E pretendemos trazer Saúde à sua boca!
A cavidade oral, e os lábios, são revestidos por mucosa oral - que é a pele que está por dentro da boca e dos lábios.
A mucosa oral tem como principais funções:
- Revestimento e Protecção contra agressores externos: bactérias, vírus e fungos
- Integridade física da boca
- Produção de saliva através das glândulas salivares
- Inicio da digestão
- Função sensorial táctil
- Função sensorial térmica
- Função sensorial gustativa - Paladar
Dentro da própria mucosa oral há 3 subtipos de mucosa diferentes: mucosa de revestimento, mastigatória e especializada. Cada subtipo com as suas características e funções, sujeitos a diferentes tipos de agressões e doenças. Estas particularidades são importantes para o diagnóstico e tratamento das doenças da mucosa.
TRATAMENTOS DE MEDICINA ORAL
DIAGNÓSTICO - ENDOSCOPIA DE CONTACTO
A Endoscopia de Contacto é uma técnica de diagnóstico não invasiva da mucosa oral. Através do contacto do endoscópio com a mucosa, o Médico visualiza ao nível microscópico células da mucosa oral, vasos sanguíneos, glândulas salivares minor e microrganismos como por exemplos os fungos. Desta forma, faz o diagnóstico de neoplasias, lesões em transformação maligna, doenças inflamatórias da boca ou candidíases orais.
Através desta técnica é ainda possível guiar biópsias orais para o local mais suspeito de uma lesão extensa, bem como orientar excisões de lesões orais com as margens de segurança mais adequadas a cada caso, permitindo uma cirurgia verdadeiramente personalizada ao doente.
TRATAMENTO - LASER DE BAIXA INTENSIDADE
O LASER de Baixa Intensidade é um método de tratamento não invasivo da mucosa oral.
O LASER de Baixa Intensidade apresenta potencial analgésico e anti-inflamatório, actuando a nível celular e promovendo uma regeneração dos tecidos. Uma das suas principais vantagens: tem efeito imediato.
As principais indicações para este tratamento são:
- Ulcerações orais / aftas
- Mucosite oral / inflamação provocada por quimioterapia ou radioterapia
- Síndroma da Boca Ardente
- Nevralgia
- Parestesia pós-operatória de Cirurgia Oral e Maxilofacial
- Contraturas musculares dos músculos faciais
- Herpes labial
DOENÇAS DA MUCOSA ORAL
Ao tratar estas doenças devemos re-activar ou preservar as funções importantes desta estrutura tão nobre do nosso corpo que é a boca: alimentar-se, hidratar-se, saborear, mastigar, deglutir, sorrir, rir, falar, expressar-se.
Sabia que algumas destas lesões da mucosa oral poderão ser o 1º sinal de uma doença mais grave? Ou que poderão ser potencialmente malignas? Mas se diagnosticadas e tratadas a tempo minimizam este risco.
Algumas destas condições apesar de benignas, como as aftas recorrentes, causam um enorme desconforto no dia-a-dia. Mas… Sabia que é possível aumentar a qualidade de vida através de alguns tratamentos inovadores de que dispomos no Instituto Português da Face?
AS DOENÇAS DA MUCOSA ORAL PODEM DIVIDIR-SE EM: DOENÇAS BENIGNAS E DOENÇAS POTENCIALMENTE MALIGNAS
DOENÇAS BENIGNAS
As doenças benignas da cavidade oral não apresentam potencial de se transformarem em cancro. No entanto, apesar de benignas, causam um enorme desconforto no dia-a-dia porque as pessoas sentem:
- Dor
- Incómodo
- Não conseguem alimentar-se
- Sentem dificuldade a mastigar e a engolir os alimentos
- Ardor
- Boca seca
- Fissuras e feridas na língua
- Lesões de mordedura (língua, bochechas e lábios)
- Ulcerações e bolhas
- Dificuldade a falar, sorrir ou rir
- Diminuição da qualidade de vida
Mas… Sabia que é possível aliviar estes sintomas e aumentar a qualidade de vida através de alguns tratamentos inovadores de que dispomos no Instituto Português da Face?
Dentro das doenças benignas da cavidade oral, língua e lábios, existe uma enorme diversidade de doenças. Vamos falar um pouco das mais comuns e como podemos ajudá-lo!