EXERCÍCIOS PARA MINIMIZAR A DOR DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM)
POR INSTITUTO PORTUGUÊS DA FACE
É provável que não pense muito nas suas articulações temporomandibulares (ATM) no dia-a-dia, mas elas têm muito impacto na sua vida.
A articulação temporomandibular possibilita que a mandíbula articule com o seu crânio permitindo assim que fale, mastigue, sorria sem dificuldade.
A disfunção da ATM ocorre quando existe um problema na sua articulação e/ou músculos da mastigação. Muitas vezes, isso acontece devido a um excesso de carga na ATM.
A disfunção da ATM pode causar sintomas leves a severos, como:
- Dor ao mastigar
- Dor no ouvido, face, mandíbula e pescoço
- Estalidos quando abre ou fecha a boca
- Bloqueios da mandíbula e/ou da articulação temporomandibular
- Dores de cabeça
Exercícios para alívio da dor na ATM
Alguns exercícios podem ajudar a melhorar a dor na articulação temporomandibular
- Fortalecer os músculos da mastigação
- Alongar os músculos da mastigação
- Relaxar os músculos da mastigação
- Aumentar a mobilidade da articulação temporomandibular
De acordo com um estudo publicado em 2010 no Journal of Dental Research, a realização de exercícios complementares de fisioterapia para a ATM tem melhor resultado na redução de alguns sintomas da disfunção da ATM que as goteiras em doentes com deslocamentos do disco (com e sem redução).
Iremos apresentar os nove exercícios da
Academia Americana de Médicos de Família (AAFP) e do
Royal Surrey County Hospital que podem ajudar a aliviar a dor na ATM e melhorar o movimento das articulação temporomandibular. Para alguns exercícios, existem recomendações de frequência. Para exercícios em que as recomendações de frequência não estão disponíveis, peça orientação ao seu médico.
1. EXERCÍCIO PARA RELAXAR A MANDÍBULA
Descanse a língua gentilmente no topo da boca, atrás dos dentes da frente superiores. Permita que os seus dentes se separem enquanto relaxa os músculos da mandíbula.
2. EXERCÍCIOS DE PEIXINHO (ABERTURA PARCIAL)
Coloque a sua língua no céu da boca e um dedo na frente da orelha, onde está localizada a ATM. Coloque o dedo médio ou indicador no queixo. Solte a mandíbula até metade e depois feche. Deve haver resistência leve, mas não dor. Uma variação deste exercício é colocar um dedo em cada ATM enquanto você baixa a mandíbula até metade e fecha novamente. Faça este exercício seis vezes para concluir um exercício. Você deve fazer seis exercícios por dia.
3. EXERCÍCIOS DE PEIXINHO (ABERTURA TOTAL)
Mantendo a língua no céu da boca, coloque um dedo na ATM e outro no queixo. Solte a sua mandíbula completamente e volte. Para uma variação deste exercício, coloque um dedo em cada ATM enquanto você baixa completamente a mandíbula e as costas. Faça este exercício seis vezes para concluir um exercício. Você deve completar seis exercícios por dia.
4. DOBRA NO QUEIXO
Com os ombros para trás e o peito para cima, puxe o queixo para trás, criando um "queixo duplo". Segure por três segundos e repita 10 vezes.
5. ABERTURA RESISTIDA DA BOCA
Coloque o polegar sob o queixo. Abra a boca devagar, empurrando suavemente o queixo para obter resistência. Segure por três a seis segundos e feche a boca lentamente.
6. FECHO DA BOCA COM RESISTÊNCIA
Aperte o queixo com o indicador e o polegar com uma mão. Feche a boca enquanto pressiona suavemente o queixo. Isso ajudará a fortalecer os músculos que ajudam a mastigar.
7. LÍNGUA PARA CIM
Com a língua a tocar o céu da boca, abra e feche lentamente a boca.
8. MOVIMENTAR A MANDÍBULA DE LADO A LADO
Coloque um objeto de 2,5 cm entre os dentes da frente e mova lentamente a mandíbula de um lado para o outro. À medida que o exercício se tornar mais fácil, aumente a espessura do objeto entre os dentes, empilhando-os uns em cima dos outros.
9. MOVIMENTAR A MANDÍBULA PARA FRENTE
Coloque um objeto de 2,5 cm entre os dentes da frente. Mova o maxilar inferior (mandíbula) para frente para que os dentes inferiores fiquem na frente dos dentes superiores. À medida que o exercício se tornar mais fácil, aumente a espessura do objeto entre os dentes.
Tente implementar estes exercícios na sua rotina diária e irá ter resultados a partir da primeira semana.
Bons exercícios!


