A palavra cirurgia deriva do latim chirurgiae e refere-se a uma intervenção no corpo de um doente para realizar um diagnóstico ou um tratamento com o objetivo de eliminar a doença, melhorar a função ou aparência de parte do corpo.
Nos primórdios da cirurgia o sucesso das intervenções eram definidas sobretudo pela habilidade do cirurgião. A verdade é que hoje a habilidade e o conhecimento do cirurgião continuam a ser decisivos mas há outros factores a ter em consideração como por exemplo o planeamento pré operatório, os equipamentos cirúrgicos utilizados e os cuidados pós operatórios. No IPF cuidamos de cada uma destas áreas com especial atenção.
1. Planeamento pré-operatório
Após a primeira consulta com o seu médico no Instituto Português da Face, segue-se a fase de planeamento do tratamento. Nos casos com indicação cirúrgica acreditamos que um bom planeamento é fundamental para o sucesso do tratamento. Por isso, todos os casos do IPF são discutidos numa reunião multidisciplinar para:
2. Equipamentos cirúrgicos
Hoje existem vários estudos que mostram que o uso de equipamentos apropriados podem:
No IPF temos especial cuidado com o tipo de equipamento que usamos nas cirurgias com destaque para dois equipamentos que usamos no nosso dia e que contribuem para melhorar todos estes aspectos: o Piezoeléctrico e o Artroscópio.
O Piezoeléctrico é uma nova tecnologia de corte que utiliza a capacidade de piezoeletricidade óssea para desagregar os cristais de hidroxiapatite, “cortando” o osso por meio de vibrações de ultra-som, preservando totalmente a integridade de vasos e nervos. Saiba mais sobre esta tecnologia aqui.
O Artroscópio é um instrumento cirúrgico endoscópico usado para cirurgias minimamente invasivas através do qual se examina e, por vezes, se realiza o tratamento no interior de uma articulação através de uma pequena incisão. Pode saber mais sobre a aplicação técnica no tratamento da Disfunção da ATM aqui.
3. Cuidados pós operatórios
Vários estudos mostram que os cuidados pós operatórios nas primeiras 6 horas são essenciais para uma boa recuperação. No IPF houve um grande investimento nos cuidados pós operatórios o que permitiu reduzir o tempo de internamento e melhorar a dor, edema e conforto pós cirurgia. Sendo o gelo essencial nesta fase, temos ao nosso dispor um equipamento de distribuição controlada de frio na face que usado nas primeiras 6 horas tem resultados muito significativos a reduzir o inchaço (edema) da face. Juntamente com outros cuidados queremos ser líderes na área do acompanhamento pós operatório.A palavra cirurgia deriva do latim chirurgiae e refere-se a uma intervenção no corpo de um doente para realizar um diagnóstico ou um tratamento com o objetivo de eliminar a doença, melhorar a função ou aparência de parte do corpo.
* CHAMADA PARA A REDE FIXA NACIONAL
SOMOS INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, Nº 0006091
POLÍTICA DE PRIVACIDADE - POLÍTICA DE COOKIES - LIVRO DE RECLAMAÇÕES
© ALL RIGHTS RESERVED TO IPFACE - INSTITUTO PORTUGUÊS DA FACE - POWERED BY PÁGINAS AMARELAS