A tiroide é uma glândula localizada na região central do pescoço. Tem como função produzir as hormonas que controlam o metabolismo e que afectam a frequência cardíaca, a temperatura, a pressão arterial, a função mental, o funcionamento intestinal, entre outros.
As doenças da tiroide relacionam-se com a diminuição da sua função (hipotiroidismo), com o aumento da mesma (hipertiroidismo) ou com o aparecimento de nódulos. Estes últimos, são benignos em cerca de 90% das situações. As doenças que atingem esta glândula são muito comuns e atingem maioritariamente mulheres acima dos 45 anos, muito embora possam surgir em qualquer idade e em ambos os sexos.
Os sintomas que habitualmente estão associados à disfunção da tiroide são o cansaço, alterações de peso, ansiedade, intolerância ao calor e palpitações. Quando se trata da presença de nódulos, na grande maioria das vezes estes são assintomáticos e a sua descoberta é acidental, durante uma ecografia de rotina.
O tratamento do cancro da tiroide é em primeiro lugar cirúrgico, podendo remover-se metade ou a totalidade da glândula. Dependendo do tamanho e das características do nódulo pode ser possível operar sem deixar cicatrizes na pele. Pode ainda existir necessidade de tratamentos de outra natureza, como seja, o iodo radioactivo ou cirurgia mais extensa no pescoço, que serão sempre decididos no contexto da agressividade da doença.
* CHAMADA PARA A REDE FIXA NACIONAL
SOMOS INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, Nº 0006091
POLÍTICA DE PRIVACIDADE - POLÍTICA DE COOKIES - LIVRO DE RECLAMAÇÕES
© ALL RIGHTS RESERVED TO IPFACE - INSTITUTO PORTUGUÊS DA FACE - POWERED BY PÁGINAS AMARELAS