POR INSTITUTO PORTUGUÊS DA FACE
Ao realizar o auto-exame da cavidade oral, poderá deparar-se com “manchas brancas” na mucosa da boca ou dos lábios.
As “manchas brancas” poderão traduzir Lesões Benignas, sem potencial de transformação Maligna, mas também poderão ser um dos primeiros sinais de uma Doença Potencialmente Maligna da boca.
As Doenças Potencialmente Malignas apresentam potencial de transformação maligna, ou seja, a capacidade de se transformar num Cancro Oral.
O Cancro Oral é o 7º mais comum do mundo. Como em qualquer tumor maligno, a prevenção e o diagnóstico precoces são a forma mais eficaz de reduzir a mortalidade.
As manchas/lesões brancas na boca são o sinal comum a quase todas as Doenças Potencialmente Malignas da boca.
As doenças mais comuns são:
Em qualquer dos casos, deverá ser observado por um especialista, em Medicina Oral, para realização de um Diagnóstico e Tratamento.
Estas lesões podem ter indicação para realizar uma Endoscopia de Contacto - uma nova tecnologia na área da Medicina, não invasiva para diagnóstico de lesões da mucosa oral, na qual conseguimos observar as células da boca através de uma micro-câmara, sem qualquer dor ou desconforto.
Algumas dessas lesões deverão ser acompanhadas, não tendo indicação para tratamento, apenas vigilância. Outras, poderão corresponder a infeções fúngicas pelo que deverão ser rapidamente tratadas. Outras, ainda, poderão ter indicação cirúrgica, na qual a lesão deverá ser removida e enviada para análise.
EQUIPA MÉDICA
DRA. SARA GARRIDO
* CHAMADA PARA A REDE FIXA NACIONAL
SOMOS INTERMEDIÁRIOS DE CRÉDITO, Nº 0006091
POLÍTICA DE PRIVACIDADE - POLÍTICA DE COOKIES - LIVRO DE RECLAMAÇÕES
© ALL RIGHTS RESERVED TO IPFACE - INSTITUTO PORTUGUÊS DA FACE - POWERED BY PÁGINAS AMARELAS