O Departamento de Medicina Dentária do Instituto Português da Face tem como objetivo diagnosticar, tratar e reabilitar todas as pessoas que tenham deformidades dento-maxilo-faciais, nomeadamente através da ortodontia, mas também através da cirurgia ortognática. No IPFace abordamos os casos com a máxima profundidade, na qual o trabalho de uma equipa multidisciplinar é fundamental.
A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que tem como objetivo prevenir e tratar a má posição dos dentes e dos maxilares. Por conseguinte, contribui para um sorriso harmonioso e funcional capaz de potenciar a autoestima e bem-estar geral de cada paciente.
Sobremordida
Diastemas
Alinhamento
Mordida Profunda
Mordida Aberta
Prognatismo
Mordida Cruzada
Desvio na Linha Média
As causas dos problemas ortodônticos são variadas e podem ser:
Uma vez que as causas dos problemas ortodônticos são as mais variadas, é importante que seja realizado um diagnóstico preciso da situação do paciente.
Ao longo dos anos e com a evolução da Medicina Dentária, várias técnicas ortodônticas foram sendo desenvolvidas com vista a garantir o melhor tratamento para o paciente.
Os tratamentos ortodônticos pretendem corrigir alterações da oclusão dentária e dependem de vários fatores, podendo durar entre alguns meses ou vários anos, consoante cada caso.
Para cada paciente, é necessário realizar um rigoroso estudo clínico do caso - estudo ortodôntico – onde serão realizados exames radiográficos específicos, como a telerradiografia de perfil, fotografias extra e intra-orais e moldes dentários com scanner intra-oral. Após isto, o médico dentista apresentar-lhe-á a melhor solução para o seu caso.
A correção dentária pode ser realizada através do aparelho ortodôntico fixo convencional com brackets. Neste tipo de tratamento, a movimentação dentária é realizada através da colocação de brackets e arcos metálicos.
A cada mês são realizadas consultas de controlo do tratamento e a duração total do tratamento varia consoante cada caso.
Os alinhadores invisíveis são aparelhos que corrigem más posições dentárias aplicando forças de baixa intensidade. O tratamento consiste na sequência de goteiras plásticas, transparentes e removíveis.
Uma grande vantagem no tratamento com alinhadores é que o paciente poderá visualizar uma previsão virtual em 3D do que será o resultado final do seu sorriso ainda antes de começar o tratamento.
Os alinhadores devem ser usados continuamente podendo o paciente remover os alinhadores para comer, beber e proceder à sua rotina diária de higiene oral. O tratamento é monitorizado em visitas regulares ao médico dentista onde lhe serão fornecidos os alinhadores seguintes, em número variável.
Em certos casos, apenas a utilização do aparelho para corrigir o problema dentário pode não ser suficiente se o problema for também a nível esquelético, ou seja, dos maxilares. Nestes casos, no Instituto Português da Face, a Ortodontia trabalha em conjunto com a Cirurgia Ortognática, desenvolvendo um tratamento ortodôntico-cirúrgico.
Este tratamento engloba a extração dos dentes do siso seguido de um tratamento ortodôntico prévio à cirurgia cujo tempo de tratamento é variável de caso para caso. Quando a fase de preparação ortodôntico pré-cirúrgica estiver concluída, o paciente realizará a cirurgia dos maxilares, seguida de uma fase de finalização ortodôntica. Portanto, a correção das deformidades dento-maxilo-faciais envolve sempre um trabalho de equipa entre o ortodontista e o cirurgião.
Sim. Qualquer pessoa com problemas ortodônticos pode beneficiar de um tratamento ortodôntico na idade adulta adequado ao seu caso.
Os aparelhos podem provocar algum desconforto, principalmente nas primeiras horas depois de serem colocados ou ajustados. Contudo, esse incómodo tende a diminuir com o passar dos dias.
Nem sempre. Quando o tamanho da arcada e o tamanho dos dentes não é compatível, pode ser necessária a extração de dentes. Por isso, é necessária e fundamental uma análise criteriosa de cada caso.
Sim. No entanto, no caso de desportos com contacto físico (ex. rugby, andebol, judo, futebol), deverá ser utilizada uma proteção individualizada de modo a evitar lesões dos tecidos moles.
Sim. Durante a gravidez, manter uma boa saúde dentária é fundamental para o bem-estar da mãe e do bebé em desenvolvimento. A ortodontia invisível utiliza alinhadores que não requerem ajustes frequentes ou exposição a raios-X, o que proporciona um maior conforto e tranquilidade durante a gravidez.
Se estiver a fazer tratamento ortodôntico com aparelho convencional com brackets, a resposta é não. Se estiver a usar alinhadores invisíveis, a resposta é sim. Para realizar um branqueamento, as superfícies dos dentes têm de estar livres e higienizadas.
INSTITUTO PORTUGUÊS DA FACE
* NATIONAL CALL RATE
WE ARE CREDIT INTERMEDIARIES, Nº 0006091
PRIVACY POLICY - COOKIES POLICY - COMPLAINTS BOOK
© ALL RIGHTS RESERVED TO IPFACE - INSTITUTO PORTUGUÊS DA FACE - POWERED BY PÁGINAS AMARELAS - WEB SERVICES